Cursos

Curiosidades


A chegada das primeiras Chinchilas nos EUA - Fevereiro - 1923

    A pele da chinchila, sofreu através dos anos modificações na sua qualidade. Desde 1921 até medados da década de 30, o principal interesse dos poucos criadores que acreditaram nesta indústria era aumentar o número de matrizes reprodutoras sem importar-se com qualidade. Durante todos esses anos, o valor de uma pele de chinchila era dado pelo nome "Chinchilla" e não pelo padrão de qualidade. Não existiam nesta época, padrões de comparação já que todos os animais eram utilizados como reprodutores.

    Foi após o leilão da New York Auction Co. em medados da década de 40 quando os preços não foram os esperados que os criadores tomaram consciência da importância de produzir peles de qualidade.


    O melhoramento genético nas primeiras décadas não existiu pois as necessidades de uma boa pele estavam restritas a duas características básicas: TAMANHO e DENSIDADE.

    Após ter dominado estas características, apareceram outras necessidades de mercado como TONALIDADE ESCURA, PÊLOS DE GUARDA, ELASTICIDADE, CONFORMAÇÃO E COMPRIMENTO DO PÊLO.

    À partir de 1960 todas as características ( 16 ) foram definidas e procuradas com seriedade. Começou-se a procurar maior melhoria nas características já conhecidas e se acrescentaram outras muito importantes como: BANDA BRANCA, BARRIGA BRANCA, COBERTURA DO VÉU, PUREZA DE COR, TEXTURA,, SEDOCIDADE E BRILHO, ACABAMENTO (FINISH), ETC.

    Na última década apareceram preocupações importantes com a DENSIDADE NO PESCOÇO, CONCENTRAÇÃO DO BRANCO NA BARRIGA, ESPESURA DA BANDA, ALTURA UNIFORME DO PÊLO NO LOMBO E PESCOÇO, FORCA DO PÊLO, EXTENÇÃO DA COBERTRURA DO VÉU, MATURAÇÃO, ETC.

    Acompanhe a seguir como a qualidade das peles foram se modificando e a cada ano os casacos ficaram mais perfeitos graças ao trabalho meticuloso e corajoso destes pioneiros ao eliminar as fêmeas e machos que não produziam as peles procuradas pelos compradores americanos e europeus.
Anos 40 e 50
Anos 70 e 80
anos 92 e 96
Anos 2005 e 2006