Cursos

01/01/2008 - Glossário dos compradores de peles

GLOSSÁRIO DOS COMPRADORES DE PELES

A maioria dos criadores brasileiros não temos problemas com nosso amigo Brent Poley da Canchilla, já que após tantos anos vindo para comprar nossas peles, seus "portugles" já está "quase perfeito". Mas, para você que está començando sua criação agora, é importante que conheça algumas das palabras mais usadas pelos compradores na hora de dar o preço de suas peles:

 PARA OS CRIADORES NOVOS

 

Você que está começando sua criação agora, conheça  algumas das palavras mais usadas pelos compradores na hora de dar o preço para suas peles:

 

Algumas das palavras referem-se a problemas de ordem genética e outras a problemas de manejo.

 

Participando das vendas públicas, o criador iniciante conhecerá criadores provenientes de outras regiões; trocarão idéias sobre manejo, genética, fornecedores, mercado, etc. como ao mesmo tempo, talvez sem saber, ensinara com esta troca de informações muitos outros a corrigir os defeitos.

 

Em todos os países com tradição na criação de chinchilas, os melhores criadores sempre são os que mais participam das vendas públicas, exposições de animais e peles, reuniões de criadores das associações estaduais e nacional e que participam também de todos os cursos possíveis por elas programados.

 

Na hora de vender suas peles converse com o comprador. Assista com muita atenção é em silencio da venda das peles dos outros.   Se seu problema é o idioma, chame outro companheiro na venda para que o ajude.  Cada ida a uma compra pública de peles, tem que ser para o iniciante uma aula de aprendizado. É o melhor investimento em si mesmo que um criador novo pode fazer.

 

Muitos criadores que participam das vendas, nos primeiros anos com algumas poucas peles, com certeza que, as despeças serão maiores que o valor total das peles que vendeu, sejam estas, boas ou ruins.  Este é o preço que o novo criador deve pagar para aprender a conhecer as qualidades e defeitos de seus animais.

 

Pela minha experiência, acredito que é melhor gastar agora, para depois formar parte do time dos criadores que ganham dinheiro com suas peles, a esperar ter 300 peles para vender pessoalmente e perceber 3 ou 4 anos mais tarde que todo o trabalho criando chinchilas durante estes anos não valeram de nada.  Quem participa regularmente destes eventos, sabe bem do que estou falando.  Tem criador que começa a participar das vendas depois de vários anos na industria e na hora de voltar para casa com uma fatura de preços médios baixos, percebe que restam somente duas alternativas:

  • Melhorar o plantel, reduzindo a quantidade de reprodutoras que produzem estas peles, tendo que gastar mais dinheiro com a compra de machos caros, ou;

  • Desistir de criar e repassar a “bomba” para outro iniciante que, se não for diferente, acabará na mesma encruzilhada vários anos depois.

VAMOS LA...

 

UNPRIME,

Falta de maturação, imaturo, fora de ponto.

Nesse momento Você saberá que sua pele terá um preço de 6 a 12 dólares a menos. Ë uma pele sem brilho, sem sedozidade, e sem textura. O pêlo fica mais grosso e a cobertura de véu irregular. A dupla banda branca e os pelo crescendo fazem da pele um produto pouco aceitável.

 

WITHOUT FINISH,

         Sem acabamento.

O finish é o acabamento ideal da pele. Os pêlos de uma pele “without finish” são irregulares e de comprimentos diferentes (o pêlo velho mais longo e os novos mais curtos) a pele se apresenta na suas costas com desenhos carijós ou zebrados.

 

DIRTY,

Suja, manchada de ferrugem, urina etc.

Quando Você ouve que alguma de suas peles é “dirty”, está ouvindo que Você é um criador que não cuida direito de seus animais. Não troca à serragem como deve, que as gaiolas estão enferrujas ou que seu ambiente dentro do criatório está sem o arejamento suficiente. Em outras palavras você ouve: A CULPA É SUA.

 

GOOD DENSITY,

         A densidade de sua pele é boa. A quantidade de pêlos é suficiente para manter os pelo eretos. A espessura de cada uma das fibras do pelo determina também uma boa densidade.

 

COTTONY FUR,

Pelo parecido ao das ovelhas, emaranhado, lanoso.

Pele impossível de pentear após o curtume. Os pelo se apresentam enredados como grumos. O valor destas peles é muito baixo.

 

GRASY PELT,

Peles gordurosas, oleosas.

 

FLAT,

Sem colchão, baixa, sem densidade, os pêlos deitam uns sobre os outros.

 

SHORT FUR,

         Pelo curto. 

 

HOLES,

Clápas, quedas de pêlos, buracos na pele. Uma clapa deduz 5 dólares, 2 clapas 10 dólares, 3 clapas...

 

OLD MAMA,

Falta de pêlos no pescoço, reprodutora morta, marca da coleira.

 

NOT AS GOOD AS...

Não tão boa como...

 

LONG FUR,

         Pelo comprido, longo.

 

GOOD CUSHION,

Bom colchão de pêlos. A soma do bom comprimento de pelo e a boa densidade, produz este tipo de pele, muito cobiçada pelos compradores.

 

GOOD COLOR,

         Boa pureza de cor. Pele sem falsos tingidos amarronzados ou amarelados.  Pele azulada e pura de cor.

DARK,

Pele escura.

  

EXTRA DARK,

Pele muito escura.

 

GOOD SIZE,

Bons tamanhos, grandes.

 

GOD SHAPE,

A pele está sendo elogiada pelo comprador. Com certeza uma pele bem madura e ótimo acabamento.

 

 

Bons negócios! 

Carlos Luis Perez Filho

Para voltar ao menú clique aqui

http://www.chinchilla.com.br/index.asp