Cursos

01/01/2008 - Como escolher os animais

NOÇÕES BASICAS DE COMO ESCOLHER OS ANIMAIS  

O sucesso da criação de chinchilas depende da escolha dos animais.  Esses devem ser selecionados, graduados e com pedigree, registrados na Achila (Associação Brasileira de Criadores de Chinchila Lanígera), e terem perfeita saúde.  Veja alguns detalhes interessantes para a escolha dos reprodutores e matrizes.

 

Evite:

 

1-)  Chinchilas com rodamoinho, com pêlo pouco denso, sem cobertura de véu e sem desenho, com pêlo fosco e curto, que deixa ver o lado branco da banda.

 

2-)  Animal com pescoço fraco, caracterizado por pêlos curtos, pouco densos, deixando ver a banda branca e corcunda do animal.  Nesse caso, as peles são muito estreitas e por isso mesmo, rejeitadas.

 

3-)   Chinchilas carijó, sem desenho, com corrupios e com pêlo sem densidade.  Não as adquira e quem já as tem deve melhorá-las com machos puros, perfeitos e bonitos.

 

Escolha:

 

1-)  Chinchila perfeita, de bom tamanho, pescoço taurino, densa, pêlo sedoso e brilhante, comprido e com pureza de cor.  Machos desse tipo são ideais para melhorar defeitos nas fêmeas.

 

2-)   Chinchila sem rodamoinhos e corrupios, tipo taurino, bem densa, com boa cobertura de véu, e desenho perfeito, que não permite ver o lado branco da banda, que desta forma é sedoso e brilhante.

 

3-)     Animais com pescoço denso e tipo taurino, cujas peles são as mais procuradas pois são densas, não permitindo ver o desenho branco da banda. O pescoço tem boa largura, servindo para eliminar a corcunda.

Uma chinchila saudável é esperta, possui orelhas em pé, cauda formando curva, olhos brilhantes, abertos e com movimentos rápidos.

 

CARACTERÍSTICAS DAS MELHORES CHINCHILAS

 

DESENHO - O desenho determina a aparência da superfície da pele, resultado da composição de pêlos.  Classifica-se como bom o desenho com um fluxo suave e sem interrupção na superfície da pele, caracterizado pela igualdade.

 

PUREZA DE COR  -   A cor deve ser definida, sem aparência  borrada nem tingidos falsos.

 

ELASTICIDADE  -  O pêlo deve ter resistência à força externa e ser capaz de se manter na posição vertical sem ficar desordenado quando forçado.

 

COMPRIMENTO DE PELO  -  O comprimento pode variar de 2 a 3 cm, mas deve ser sempre igual em toda a extensão

 

CONFORMAÇÃO  -  O animal ideal é aquele que tem a cabeça larga e quadrada, ombros maciços, corpo compacto, apresentando um conjunto harmônico.

 


Para voltar ao menú clique aqui

http://www.chinchilla.com.br/index.asp